UFPA e Norte Energia Lançam Poraquê

A Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, lançou o Poraquê, o primeiro barco elétrico e sustentável da Amazônia, movido a energia limpa e renovável.

Essa inovação é uma solução para o transporte fluvial na região amazônica, onde ainda predominam embarcações movidas a diesel. O nome Poraquê foi inspirado no peixe elétrico típico dos rios da Amazônia, simbolizando a adoção de tecnologia sustentável no transporte local.

Parte do Sistema Inteligente Multimodal da Amazônia (SIMA), o Poraquê se junta a dois ônibus elétricos que já operam no campus da UFPA em Belém, com capacidade para transportar 2 mil pessoas por dia, evitando a emissão de 161 toneladas de CO₂ anualmente. Só o catamarã deixará de emitir 100 toneladas de gases de efeito estufa por ano.

Equipado com dois motores elétricos e 22 placas solares fotovoltaicas instaladas em sua cobertura, o barco tem autonomia de 8 horas sem necessidade de recarga. Para apoiar o projeto, foi construído um posto de recarga no píer da UFPA, que utiliza energia gerada por miniusinas solares da universidade. Com capacidade para 25 passageiros, incluindo espaço para cadeirantes, o Poraquê representa um avanço na mobilidade urbana sustentável da Amazônia.

Desenvolvido com recursos do programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da ANEEL, o projeto envolveu cerca de 30 pesquisadores e teve início em 2019. Além de ser um meio de transporte sustentável, o Poraquê também funciona como um laboratório flutuante para incentivar o uso de tecnologias limpas na região.

A expectativa é que o sucesso do Poraquê motive a substituição de 10% a 20% das embarcações locais por alternativas movidas a energia renovável, contribuindo significativamente para a sustentabilidade e descarbonização da Amazônia.