Tudo sobre a Eficiência do Painel Solar

Muitas pessoas se perguntam o que é a eficiência de um painel solar. Sem dúvida, a eficiência é um dos dados mais importantes para se atentar na hora de escolher os módulos (placas) solares que irão compor o seu painel fotovoltaico.

Aqui, explicaremos exatamente o que é e como calcular a eficiência de uma placa solar fotovoltaica.

O que é a eficiência de um painel solar?

A eficiência de um painel solar representa o seu potencial de conversão da luz solar em energia elétrica por metro quadrado. Um painel solar com eficiência de 16,5%/m² significa que do total de luz captado pelo módulo, 16,5% será convertido em eletricidade para consumo.

Portanto, quanto maior a eficiência de um painel solar, maior será a quantidade de energia elétrica produzida por metro quadrado com a mesma quantidade de luz incidente.

Como é medida a eficiência dos painéis solares?

A eficiência dos painéis solares informada pelo fabricante é medida em laboratório por meio de um teste que utiliza um conjunto de valores reconhecido e adotado internacionalmente, conhecido pela sigla STC (Standard Test Conditions) ou “Condições Padrão de Teste”.

Ao utilizar um conjunto fixo de condições, todos os painéis solares podem ser comparados e avaliados de forma mais precisa. As três condições padrão de teste são:

Temperatura da Célula: 25°C

    • A temperatura da célula solar em si, não a temperatura do ambiente. O painel solar durante o teste deve estar a 25°C.

Irradiação Solar: 1000 Watts/m²

    • Refere-se à quantidade de energia que incide sobre uma determinada área em um determinado momento. Trata-se de uma média da quantidade de luz solar que incide na superfície terrestre.

Massa de Ar: 1.5

    • Esse número refere-se à quantidade (extensão) de atmosfera terrestre que a luz precisa passar antes de chegar ao solo. Está relacionado, principalmente, com o ângulo do sol em relação a um ponto de referência sobre a Terra.

O que determina a eficiência das placas solares?

A eficiência de um painel solar é a sua capacidade de conversão da luz em eletricidade. As características que determinam essa eficiência incluem:

  • Células fotovoltaicas: Fabricadas a partir de materiais semicondutores, cada tipo possui características próprias na conversão elétrica que determinam a sua eficiência.
  • Ligamentos e modelagem: A forma como as células são posicionadas e o acabamento dado à placa solar impactam na sua eficiência.
  • Tempo de uso: Os painéis solares perdem eficiência com o passar do tempo, mas os melhores fabricantes garantem que seus módulos permanecerão com mais de 80% da eficiência original ao final de 25 anos.

Fatores que influenciam na eficiência dos painéis solares

A eficiência rotulada pelo fabricante é determinada pelo teste padrão da indústria que utiliza valores fixos para as condições climáticas que influenciam na geração elétrica do equipamento, como:

  • Irradiação Solar: Placas fotovoltaicas precisam de luz do sol para gerar energia elétrica e têm o seu melhor aproveitamento em locais com maiores médias anuais de radiação solar.
  • Temperatura: A temperatura das células fotovoltaicas não é a mesma do ambiente, pois as células sofrem um aumento de temperatura ao receber a radiação solar. A temperatura de um painel solar é, em média, 20°C mais quente do que a temperatura ambiente.

Além disso, fatores técnicos na instalação do painel solar também interferem no rendimento durante a sua vida útil, como a posição, inclinação e sombreamento do painel.

Tipos de painéis solares mais eficientes

Existem diferentes modelos de painéis solares disponíveis no mercado que diferem de acordo com o tipo de célula fotovoltaica utilizada, sendo que umas são mais eficientes que outras na conversão da luz em energia.

  • Painéis solares de silício cristalino: Os mais utilizados no mercado, podem ser monocristalinos (mono-Si) ou policristalinos (p-Si).
  • Painéis solares PERC: Utilizam uma camada de passivação na parte traseira das células, refletindo os raios solares e aumentando a eficiência.
  • Painéis solares Half-Cell: Utilizam células fotovoltaicas repartidas ao meio, aumentando a eficiência e durabilidade.
  • Painéis solares bifaciais: Captam a luz do sol de ambos os lados, aumentando a eficiência.
  • Painéis solares de filme fino: Utilizam menos matéria-prima, têm custos mais baixos, mas eficiência inferior.

Cuidados na hora de comprar painel solar

Após todas as informações apresentadas, você já é capaz de identificar a eficiência dos painéis solares e escolher os melhores modelos. No entanto, é importante considerar:

  1. Coeficiente de temperatura do painel solar: Indica a perda percentual de eficiência da placa solar para cada °C acima de 25°C.
  2. Temperatura Nominal de Operação (NOCT/NMOT): Mostra a temperatura registrada pelo módulo fotovoltaico durante o teste de rotulagem.
  3. Eficiência do módulo vs. Eficiência da célula: A eficiência da célula fotovoltaica é superior à do painel solar.

Todos esses cuidados irão permitir que você tenha uma noção da eficiência do Painel Solar que você vai usar na sua casa ou empresa. Para garantir a instalação correta e otimizada, conte sempre com uma empresa especializada, como a Insolar Tech.